Notícias

por Labpedia / 13 de Outubro 2020

Conheça a Robô Laura, nova aliada do Hospital Icaraí para o diagnóstico de Covid 19

Robô Laura auxilia em diagnósticos médicos e identifica taxas de morbidade nos pacientes

A inteligência artificial já nos ajuda no cotidiano há muito tempo. Desde afazeres simples aos mais complexos, nossas rotinas do dia a dia já se valem da tecnologia e dos computadores, que permitem a realização de tarefas de forma cada vez mais ágil e dinâmica. Nós nos comunicamos com a tecnologia de maneira tão natural que agora podemos até ser orientados pela inteligência artificial quando precisamos de atendimento médico. É o que o Hospital Icaraí, de Niterói, coloca em prática ainda neste mês de setembro. Trata-se da plataforma P.A. Digital Laura, uma tecnologia que ficará disponível no site da instituição para instruir e guiar pacientes como a primeira forma de triagem.

A plataforma auxilia a suprir uma demanda informativa e a necessidade de nos orientarmos com uma equipe médica, em caso de identificação de alguns sintomas e enfermidades. Como os cuidados ainda devem permanecer durante esse tempo de enfrentamento ao novo coronavírus, a possibilidade de atendimento à distância com resultados confiáveis é outro ponto que conta a favor da inteligência artificial da Robô Laura. Ela é planejada para responder com base nas observações médicas das equipes especializadas que desenvolveram o sistema e, apoiada em padrões de sintomas marcados de forma simples e intuitiva pelo paciente, pode recomendar ou não o atendimento presencial na unidade de saúde.

"A finalidade da implantação dessa alta tecnologia no HI é auxiliar e otimizar o trabalho dos profissionais do hospital, a fim de oferecer um serviço cada vez mais qualitativo, eficiente e em um período adequado, visando sempre ao principal objetivo da Casa, que é o de salvar vidas", afirma Biagio Ganino, diretor-médico do Hospital Icaraí.

As respostas dadas pela interface do P.A. Digital são diretas. Para ser atendido, o paciente que entrar no site do Hospital Icaraí precisará fornecer apenas nome, contato e o CPF, assim o sistema fará o registro e acompanhamento do usuário do serviço. Depois, o paciente responde a perguntas sobre quais as condições de saúde e sintomas perceptíveis, como temperatura alta, dores de cabeça e no resto do corpo, enjoos e outros. Ao fim do questionário, a Robô Laura sinaliza por meio de cores (verde, amarelo ou vermelho) e mensagens qual é o procedimento para cada paciente, de acordo com a situação individual aparente, informando o passo a passo. As informações são mostradas ao paciente e vão direto para o sistema do Hospital, que fará o acompanhamento. Assim, o Hospital Icaraí é capaz de direcionar o paciente para um monitoramento remoto ou atendimento presencial.

O Hospital Icaraí é o primeiro da região metropolitana do Rio de Janeiro a utilizar o serviço, já disponível em outros estados, tanto no sistema público quanto no sistema privado de saúde. A primeira triagem é de suma importância para evitar complicações de quadros de saúde dos doentes e também informar as medidas que devem ser adotadas nos casos mais brandos de maneira confiável.

Para saber mais e utilizar o serviço do P.A. Digital Laura, caso necessite, acesse o LINK do Hospital Icaraí, https://triagemvirtual.laura-br.com/icarai


Serviço:

Hospital Icaraí

Endereço: Rua Marquês do Paraná, 233. Icaraí. Niterói – RJ

Ouvidoria: ouvidoria@hospitalicarai.com.br

Telefone: 55 21 3176-5000


COMPARADOR

  • Adicione mais produtos
    para comparar