Eventos

por Labpedia / 31 de Agosto 2020

Laboratório clínico agregando valor à pandemia do novo coronavírus é o macrotema do 1º Congresso Virtual da SBPC/ML

O primeiro congresso virtual da SBPC/ML já tem data marcada.

A partir do dia 25 de setembro, com o macrotema Laboratório clínico agregando valor à pandemia do novo coronavírus, o evento trará uma série de apresentações relacionadas à pandemia, explanadas por renomados profissionais de laboratórios e áreas correlatas. 

Entre os assuntos abordados estão: coleta e transporte de amostras biológicas; gestão do laboratório clínico; atendimento ao cliente; desempenho analítico de testes automatizados para diagnóstico da COVID-19; testes rápidos de coronavírus; inovação e pesquisa; inteligência artificial; telemedicina; biossegurança e resíduos e questões judiciais. 

Como tradicionalmente ocorre nos congressos realizados pela SBPC/ML, os participantes poderão apreciar os encontros com especialistas, além da apresentação de temas livres. Em breve, a instituição divulgará no site os temas das aulas magnas com convidados nacionais e internacionais.

Em função das incertezas provocadas pela pandemia do coronavírus, a diretoria executiva da SBPC/ML preferiu adiar o 54º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial para o ano que vem. O evento acontecerá de 7 a 10 de setembro de 2021, em São Paulo, no Centro de Exposições Pro Magno. A entidade acredita que mesmo com a flexibilização das medidas ao longo dos meses as grandes aglomerações devem continuar proibidas. O congresso costuma reunir por volta de 5.000 congressistas e há muito networking durante a feira de exposição, o que poderia colocar em risco a saúde de todos os envolvidos. O presidente da SBPC/ML - Biênio 2020/2021 é dr. Carlos Eduardo dos Santos Ferreira e a presidente do 54º CBPC/ML é dra. Claudia Meira Dias.

SBPC/ML - atuação durante a pandemia

Após solicitação da SBPC/ML, foi publicada em 29 de maio, no Diário Oficial da União, a autorização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para ampliar a cobertura obrigatória de testes que dão suporte ao manejo diagnóstico da infecção pela COVID-19 em caráter ambulatorial e hospitalar. “O objetivo é que os pacientes sejam testados o mais rápido possível e, consequentemente, que os médicos possam avaliar o prognóstico com segurança e definir a melhor conduta terapêutica. É uma corrida contra o tempo, ou seja, quanto antes for diagnosticada a condição clínica do paciente, maiores as chances de tratamento adequado e cura”, explica dr. Carlos. Inseridos no rol de exames encontram-se Dímero D (dosagem), Procalcitonina (dosagem), pesquisa rápida para Influenza A e B e PCR em tempo real para os vírus Influenza A e B, bem como pesquisa rápida para Vírus Sincicial Respiratório e PCR em tempo real para Vírus Sincicial Respiratório. 

SBPC/ML http://www.sbpc.org.br


COMPARADOR

  • Adicione mais produtos
    para comparar